«Tenho pele dos pés constantemente seca, o que devo fazer?»

Temos consultório aberto 24 horas por dia, pelo e-mail consultorio@dnlife.pt. Envie as suas dúvidas sobre saúde e bem-estar, físico e mental. Nós respondemos, com a ajuda de médicos especialistas. Veja as respostas aqui e em life.dn.pt.

Hoje, o dermatologista Tiago Torres responde a uma questão relacionada com desidratação nos pés.

Tenho a pele dos pés constantemente seca e muitas vezes acaba por cair. Tenho colocado alguns cremes hidratantes mas mesmo assim não consigo resolver o problema. Gostaria de saber o que pode estar a provocar esta situação, uma vez que é a única parte do corpo afetada. Qual é a melhor solução?

São várias as hipóteses de diagnóstico para pele seca da planta dos pés. A presença de outros sinais ou sintomas associados, como vermelhidão, comichão, alterações do odor ou até das unhas, podem ser importantes para o diagnóstico correto.

Como causas de pele seca da planta dos pés poderemos ter situações mais banais – como questões relacionadas com atrito do calçado ou com o tecido das meias utilizadas – ou situações que merecem um cuidado médico mais especializado, como eczemas, psoríase ou infeções fúngicas.

Desta forma, no caso de não se observar uma melhoria clínica com os cuidados básicos da pele, como creme hidratante ou uso de meias e calçado adequados, a melhor opção será ser observado por um médico especialista.


Veja também:

«O meu filho tem os dentes amarelos. Há tratamentos de branqueamento para crianças?»