Tomate: de fruto proibido a mais apetecido (ou mais produzido, vá)

Quando chegou à Europa chamaram-lhe «maçã venenosa». Hoje é o fruto mais produzido da União Europeia. O verão é a época dele por excelência, por isso é usar. E abusar. [Fontes: DGS, Eurostat, Economic Botany]

Texto de Marina Almeida | Fotografias de iStock e António Pedro Santos/Lusa

Benefícios

O tomate é uma fonte de carotenos, nomeadamente, de licopeno (que lhe dá a cor vermelha), além de vitaminas A e B, fósforo e potássio. Pode ser consumido ao natural, pelado ou em polpa, cru ou cozinhado. Tem uma forte ação antioxidante, na eliminação de radiais livres. É especialmente recomendado para prevenir o cancro da próstata. Com baixas calorias (18 por 100 gramas), é essencial numa dieta equilibrada.

Festa

Ontem, realizou-se pela primeira vez em Portugal uma réplica da Tomatina, festa espanhola dedicada o tomate. Todos à Tomatada decorreu em Almeirim, com grande animação. Todos os anos, no final de agosto (este ano calhou a 29), voam tomates em Buñol, Valência, Espanha. A famosa Tomatina ganhou estatuto de atração turística, e desde 2013, que as entradas são pagas (custam 12 euros). Gente de todas as idades, sexos e nacionalidades envolve-se numa batalha com mais de 120 toneladas de tomate, numa tradição que remonta a 1945. [Fotografia de António Pedro Santos/Lusa]

Origem

Os investigadores não têm certezas absolutas mas o tomate terá tido origem no Peru ou no México. As primeiras referências botânicas surgem no século XVI. Chegou à Europa nos barcos do descobridor espanhol Hernán Cortés – embora não seja descabido pensar que Cristóvão Colombo tenha tido contacto com o fruto. Durante dois séculos foi temido devido à sua cor vermelha. Era chamado ‘maçã venenosa’.

Produção

Portugal é o terceiro produtor europeu de tomate, atrás da Itália e da Espanha. Em 2016 (dados mais recentes) o país produziu 1,6 milhões de toneladas. O tomate é o vegetal mais produzido na União Europeia, com 18,5 milhões de toneladas, o que equivale a 35 quilos por pessoa.

Tipos

Há vários tipos de tomate: de carmen a cereja, passando pelo carnudo coração de boi, são várias as formas em que se apresenta este vegetal. Em agosto elegeu-se o melhor tomate coração de boi do Douro.

Receitas

Em saladas, molhos, grelhado, como prato principal ou como acompanhamento, em sumo ou até em gelado, o tomate é alimento essencial da dieta mediterrânica. O verão é a época dele por excelência, por isso é usar. E abusar.